sábado, 4 de maio de 2013

Currículo Escolar

Afinal o que é currículo? Para que serve? Por que estudamos o currículo?
 

        Perguntas às vezes sem respostas são feitas frequentemente sobre este tema tão amplo. E para sanar algumas dúvidas, podemos afirmar que: O currículo é um processo de construção, não imparcial que representa valores, o qual está vinculado à sociedade, a um momento histórico, à cultura de um povo, refletindo como uma concepção de mundo. Ele envolve docentes e famílias que trabalhando em conjunto chegam a um bom resultado na formação de crianças e jovens em processos coletivos de pensar e agir.


        Portanto todo educador deve-se estar preparado para as diversas perguntas, pois contradições e conflitos são necessários para que haja o diálogo e alcance eficiência.

        Existem várias formas de ensinar e aprender e o currículo que é um processo de construção, tendo como base o conteúdo, seleciona culturalmente o que deve ser ensinado. Por mais que o trabalho seja feito em conjunto, o professor é o grande responsável pelo artífice do currículo. Enfim, currículo é considerado o centro da prática pois envolve lugar, tempo, percurso, vida... Serve como base para selecionar diariamente os conteúdos que jamais será um objeto neutro na formação de jovens pensantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário